segunda-feira, 22 de junho de 2009

E Tudo começou mais ou menos assim...

“Pode- se então definir arquitetura como a construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa.”
Lucio CostaConsiderações sobre arte contemporanea – 1940


(Os livros que foram meus blocos de montar)




A arquitetura faz parte da minha vida mesmo antes que eu soubesse o significado da palavra.
Quando menina uma das minhas brincadeiras preferidas era construir com os livros dos meus pais ( eu ainda não sabia ler ) . Um pouco mais tarde, passei a ler os livros, e nas brincadeiras, agora de “casinha”eu tinha um escritório onde desenhava ambientes inspirada pelos filmes da Metro e de Hitchcock. A trilha sonora: bossa nova e standars americanos capitaneados por Frank sinatra. E la ia eu imaginando e criando.
A primeira vez que entrei em contato com a arquitetura moderna, foi uma visita que fiz à casa de uma amiga da escola.
As impressões me marcaram profundamente…
Não era uma casa igual as outras. Me lembro bem da entrada, da sala de estar, a escada que leva ao andar superior, muito bem iluminada era o contraponto ao corredor escuro.Os quartos bem iluminados, por janelas bem diferentes das que eu conhecia, eram todos voltados para o mesmo lado do edifício. O concreto aparente prevalecia… estava numa casa projetada por Vilanova Artigas.
Essa experiência foi tão rica que é marca presente em meus projetos. É algo que aprendi com meu pai, que aprendeu com o pai dele: repartir com os outros as experiências boas que temos.O que eu Busco:

Espaços que estimulem os sentidos e as emoções. (La Dolce Vita Café - Campinas- S.P.)
Hoje o meu trabalho me faz reviver as brincadeiras de menina, projeto com o mesmo prazer de quando “construia com livros”.

Arqt. Adriana Franklin
E: franklin.arq.design@gmail.com
T:19 32437014

4 comentários:

  1. Caraca, ser o primeiro a comentar é uma responsa muito grande...hehe
    Mandou muito bem Dri, vejo que além de uma excelente profissional em arquitetura, vc escreve maravilhosamente bem.
    Continue assim e me permita sempre o deleite de seus belos e sempre engrandecedores textos.
    bjs
    Joffre

    ResponderExcluir
  2. Gostei também!! Me fez lembrar da minha infância tb, nao construia com livros, pintava baratas de rosa para assustar a profe no colégio, e nao entendia porque elas morriam...as baratas, claro! Foi anos depois que aprendi isso da respiraçao pelo exoesquetelo dos insetos. Será que eu já era bióloga ou queria mesmo vestir as baratinhas de Chanel?? (Vc sabe né Dri, tenho uma Coco Chanel dentro de mim! hahahah).
    Parabéns pelo blog. Falando disso da luz, vc tinha que conhecer aqui onde estou, é um edifício velho mas muito bem projetado porque nao precisamos acender a luz das 4.30h às 22h em nenhum lugar!! Deve ter sido projetado por algúm ecólogo como eu...hahahahah
    beijoks

    ResponderExcluir
  3. Adriana! Quero mais!!! Também depois da sua abertura só mesmo querndo mais... Você sabe como é, a gente gosta do que é bom e fica querendo mais...
    No Gaia Viva estamos no piloto dos óleos essenciais. Em breve o que você idealizou estará em evidência...
    Muita Luz e muita paz!

    ResponderExcluir
  4. Demorei, mas cheguei!!! rsrs!!
    Bom, qdo td começou eu não estava lá... não exatamente...rsrs!! mas bem perto.. fui crescendo vendo minha irmã se matar pra fazer os trabalhos pra faculdade.. e via aquelas maquetes lindas e trabalhosas ficarem prontas... parecia um lego maior e mais bonito e mais moderno... confesso ate tive vontade de fazer isso qdo crescer... mas... pra isso precisa-se ter um don... e isso vc Drix tem muito... ngm que queira ser arquiteto, pode ser um arquiteto simplesmente.. tem que ter dentro de si um brilhozinho com o don da imaginaçao e da praticidade e do amor pela profissao!!! Parabéns minha irmã pelo blog... gosti muitão!!!
    ótima idéia!!!
    super beijo!!!
    Chel

    ResponderExcluir